segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Em mundo com 7 bilhões, precisamos de Agentes de Comunicação Interna

Como muitos e muitos e muitos sabem, hoje, o mundo alcança o número de 7 bilhões de habitantes. Mas até agora não ouvi ninguém dessa multidão falar que, na verdade, esse deveria ser um fato a se comemorar, não é verdade? É uma conquista da espécie humana, algo que mereceria muita queima de fogos nos quatro cantos do globo. Mas o que vemos é uma grande consternação pela falta de todos os recursos, de comida, energia, água, ar, ética, vergonha na cara, etc.

É muita gente no mesmo espaço e no mesmo tempo, situação que exige planejamento e comprometimento. Pois essa não é uma questão só dos EUA ou da Tunísia, muito menos algo que venha de cima para baixo ou atinja somente a classe pobre da população. Também não é uma conjuntura a ser resolvida através de leis, pois o imenso tamanho do rombo não permite.

Quando temos uma empresa com um relativo número de funcionários, e principalmente uma distribuição geográfica não muito centralizada, o Endomarketing e a Comunicação Interna exigem um planejamento mais abrangente, é claro. E assim como em nosso catastrófico mundo, estes setores para funcionarem também necessitarão do comprometimento de alguns determinados funcionários, os Agentes de Comunicação Interna. Que formarão uma rede de contato entre a gestão do setor e os funcionários destas outras unidades da empresa.

Endomarketing é cotidiano e por essa razão, nunca um gestor por mais competente que seja, conseguirá ter as respostas corretas sobre os funcionários de uma unidade em que ele não esteja presente continuamente.

É muito indicado que estes Agentes sejam voluntários, pois eles precisam gostar e ter aptidões para a Comunicação, afinal, farão relatórios numéricos, relatórios sobre a percepção e reação dos funcionários, auxiliarão em eventos e por aí vai. Só que estas pessoas, na maioria das vezes, não têm formação na área e por isso é muito importante que o gestor de Endomarketing capacite esses funcionários.

Outro fato importante é que, apesar de ser um voluntariado, é preciso uma contrapartida por parte da empresa nessa história. Os Agentes de Comunicação necessitam ter um benefício extra por esse trabalho. Pode ser um valor a mais para a refeição, uma cesta básica, abonos e a lista segue de acordo com a criatividade do gestor.

Em minha opinião, o melhor benefício nessa situação, é a chance de a cada três ou quatro meses estes funcionários viajarem (se for o caso) até onde está localizado o setor de Endomarketing, incluindo um dia de folga. Assim, o funcionário recebe o benefício da viagem, toma parte em reuniões presenciais, pode participar de workshops necessários à sua capacitação e ainda ajuda ao setor de Endomarketing ou de Comunicação Interna a tornar as malhas dessa rede mais unidas e comprometidas.

Bem do jeito que é necessário ser feito em nosso mundo, urgentemente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário