Voltando ao playground para brincar de ligar os pontinhos entre a criança e o funcionário, queria repetir a máxima (do artigo Pedagogia no Endomarketing) que vai permanecer nos guiando por esse texto e nos levará para uma dica – no mínimo - bem inusitada.
Então, repetindo a máxima pedagógica: tudo o que se recebe de forma fácil não tem valor. E se tentarmos desdobrar um pouco mais essa sentença, vamos chegar no popular “dar de mão beijada”. Aí está a dica inusitada: evite ao máximo entregar materiais de Comunicação Interna nas mãos de seus funcionários.
Você já parou para reparar como fica o salão de um evento no seu final (festa infantil, casamento, ou até mesmo um evento corporativo), mais precisamente o chão desse salão? Ele fica repleto de materiais de Comunicação, lembrancinhas, papéis, doces e mais tudo o que se imaginar. E qual a razão disso? Veio fácil, veio na mãozinha, eu não paguei nada, não precisei fazer nenhum esforço, só estender a mão; em resumo, o custo fica sendo muito baixo. E se o custo é baixo, temos a tendência de achar que o valor também é.
Por isso, quando um material de Comunicação Interna ou Externa, um brinde, um informativo, uma revista ou um jornal corporativo é deixado na mesa de trabalho, enviada para a residência ou colocado em um display disposto em local estratégico, para que os funcionários retirem o seu exemplar; o grau de atenção ao conteúdo, e de compreensão e reação à mensagem aumentam enormemente. Enquanto, proporcionalmente, o descarte do material diminui. E as lixeiras agradecem.Bem, não só as lixeiras, mas também o pessoal da limpeza e da Comunicação Interna. Que não vai precisar de uma grande pesquisa para mensurar isso que acabei de falar.

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