Em uma sala sem janelas, com pouca luz, vários homens de terno cinza estão em uma longa mesa. Falam através de códigos e planejam uma forma eficaz para deixar os conceitos de Endomarketing e Comunicação Interna muito confusos.
Mesmo sem dar muito crédito para teorias de conspiração, mesmo assim, eu juro que acredito nesse parágrafo aí de cima. Pois é a única explicação que consigo encontrar para tanto desencontro entre os autores e seus conceitos. E quando falo desencontro é desencontro mesmo! Não é o caso de complementação, representação ou negação entre os conceitos do Endomarketing, na verdade temos um banquete para qualquer tipo de paladar.

O Marketing é o estudo do mercado, seu olhar e suas ações são para fora da empresa. Quando o Marketing quer falar com o público que está fora da empresa ele usa diversas ferramentas, uma delas é a Publicidade (que poderia se chamar Comunicação Externa).
O Endomarketing também é o estudo do mercado, só que seu olhar e suas ações são para dentro da empresa. Quando o Endomarketing quer falar com o público que está dentro da organização ele usa várias ferramentas, uma delas é a Comunicação Interna.
De uma forma muito básica e generalista podemos afirmar que a Comunicação não possui metas, e sim o Endomarketing. Que é o processo de pensamento e reflexão, enquanto a Comunicação Interna é o processo de fala e expressão.
(continua na próxima postagem)
Oi Flávio. Gostei de sua abordagem. Não penso exatamente assim, mas é uma visão clara e pertinente.
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