domingo, 11 de dezembro de 2011

Conceitos de Endomarketing e Comunicação Interna - I

Em uma sala sem janelas, com pouca luz, vários homens de terno cinza estão em uma longa mesa. Falam através de códigos e planejam uma forma eficaz para deixar os conceitos de Endomarketing e Comunicação Interna muito confusos.

Mesmo sem dar muito crédito para teorias de conspiração, mesmo assim, eu juro que acredito nesse parágrafo aí de cima. Pois é a única explicação que consigo encontrar para tanto desencontro entre os autores e seus conceitos. E quando falo desencontro é desencontro mesmo! Não é o caso de complementação, representação ou negação entre os conceitos do Endomarketing, na verdade temos um banquete para qualquer tipo de paladar.

E assim, dependo do apetite podemos nos empapuçar de uma visão bem generosa e cheia de amor, ou então de outra, tecnológica e sistêmica. Temos também um conceito bem fresquinho voltado para o sentimento, para a empresa vista como uma família; e outro, o verborrágico, que fala muito e não define nada. Enfim, existem conceitos de Endomarketing para o gosto de cada freguês, e eu, como bom observador dessa confusão prefiro ir por esse caminho aqui:

O Marketing é o estudo do mercado, seu olhar e suas ações são para fora da empresa. Quando o Marketing quer falar com o público que está fora da empresa ele usa diversas ferramentas, uma delas é a Publicidade (que poderia se chamar Comunicação Externa).

O Endomarketing também é o estudo do mercado, só que seu olhar e suas ações são para dentro da empresa. Quando o Endomarketing quer falar com o público que está dentro da organização ele usa várias ferramentas, uma delas é a Comunicação Interna.

De uma forma muito básica e generalista podemos afirmar que a Comunicação não possui metas, e sim o Endomarketing. Que é o processo de pensamento e reflexão, enquanto a Comunicação Interna é o processo de fala e expressão.

(continua na próxima postagem)

Um comentário:

  1. Oi Flávio. Gostei de sua abordagem. Não penso exatamente assim, mas é uma visão clara e pertinente.

    ResponderExcluir