quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

A empresa perfeita faz o carnaval

(publicado em 17/11/2011)
Como bom carioca, preciso admitir, as escolas de samba ocuparão um espaço relevante aqui no Blog. Mas não pense que tudo aqui acabará em samba, ou muito menos começará em carnaval, não é essa a idéia.

Júlio Ribeiro, do Grupo Talent, uma vez citou que muitos estudiosos de administração consideram a empresa mais perfeita já criada até hoje a escola de samba, e eu, além de concordar com a afirmação, considero um ótimo exercício para a prática de um Endomarketing mais criativo a investigação desse mistério.


Como é possível motivar e unir 6 mil pessoas de uma comunidade carente, que já possuem seus problemas financeiros, familiares, sociais; com baixo nível de escolaridade a se engajarem em um objetivo que tem por finalidade o carnaval, a descontração e o descompromisso?

E o desfile de interrogações prossegue, pois para tudo acontecer é necessária muita organização, muita verba, pesquisas históricas, pesquisas de materiais, figurinos complexos, alegorias mais complexas ainda e diversas outras exigências.

E na hora exata, um espetáculo acontece. Com balés coreografados, música, teatralizações, orquestra com mais de 400 instrumentos, tudo isso se movendo continuamente por uma avenida. E o melhor, sem um ensaio completo e coletivo (os ensaios técnicos que ocorrem antes do carnaval não possuem carros alegóricos ou fantasias). Na verdade, é um improviso calculado, cada vez mais calculado.

 E todos os anos isso acontece, com mais de 99% das pessoas trabalhando de graça nesse processo. E então, essa particularidade brasileira é ou não é para ser muito pesquisada?

Já estive muito próximo da vida de uma escola de samba. É realmente impressionante o respeito, a devoção, o empenho e a alegria em servir e atuar para aquela instituição. O entusiasmo de trabalhar para a escola de samba do coração é algo que transcende, é como se as pessoas se libertassem do medo de errar. Pois já que estão ali por sentimento, o que elas fizerem será bem aceito por todos e por ela mesma, e com esse pensamento o nível de acerto fica sempre localizado na escala máxima.

A comunicação em uma escola de samba é um dos principais propulsores desse “milagre brasileiro”, pois ela é absolutamente horizontal. Os tamborins da bateria do Mestre Barbante estão atravessando, toda a escola sabe. Ano que vem as fantasias das passistas terá pó de ouro junto com pó-de-mico (para sambarem mais), toda a escola sabe. No carro abre alas, a águia virá colocando 500 ovos de páscoa, toda a escola sabe. E isso, em uma velocidade que coloca até a tecla Enter em dúvidas.

Dessa maneira, a informação se torna um bem impalpável para os integrantes-funcionários daquela agremiação, que movidos pela paixão-comprometimento, colocam-na em movimento em todas as direções. Mas com um único e claro objetivo, fazer o melhor possível na hora exata.

Pra encerrar em apoteose, quer conhecer o mistério? Pois bem, as escolas de samba já nasceram, mais precisamente em 1928, sabendo o que era o mais importante a se vender e o mais fácil a se comprar no mundo, tanto para fora como para dentro de si mesma: novas experiências.

E é isso o que elas sempre fizeram e ainda fazem, todos os anos, pra tudo se acabar na quarta-feira.

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