sábado, 31 de março de 2012

O Mágico Mundo Corporativo da Disney - I

Logo assim que você entrar no trenzinho, afivelar seu cinto, ouvirá uma voz soando em seu ouvido: “Você está prestes a entrar no lugar mais mágico do planeta.”


E seja bem-vindo à Disney! Seja bem-vindo a mais poderosa cultura organizacional já desenvolvida no mundo, onde todos os esforços do público-interno possui um único objetivo: proporcionar experiências únicas, cheias de magia e felicidade para todos os clientes. Que somam uma média de 30 milhões ao ano, sendo que mais de dois terços destes retornam em outra ocasião. Bem, é um fenômeno planetário.
  
E por quê? Planejamento detalhado, trabalho de equipe fundamental, comunicação alinhada, objetivos claros e execução impecável. Ah, e tem mais, não existem tapetes para que os erros e falhas sejam colocados embaixo, lá os erros são discutidos e as falhas contornadas em grande velocidade.

 Outro fato é que a Disney sabe quem são seus concorrentes, e também sabe que concorrente não precisa estar ligado ao seu negócio, disputando o mesmo mercado. Por lá, eles consideram como concorrência o atendimento da Federal Express e da General Eletric.

 Pois as mesmas pessoas que entram em contato com a Disney também mantêm pedidos com estas empresas, e a comparação para o consumidor está na forma de atender e entregar, não importanto a que fim esse produto ou serviço se destina.
  
A atenção aos detalhes merece destaque nessa cultura a partir da certeza que são as pequenas coisas que fazem a diferença, e como exemplo podemos citar os postes de uma praça que são retocados todas as noites, de acordo com a humidade do ar e a temperatura, para que estejam secos e novos assim que amanhecer.
 Os Mickeys ocultos, que são ilustrações do ratinho espalhadas em todo o parque e disponível somente para observadores muito atentos.
  

(Na próxima postagem, continuaremos na mesma diversão.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário