O Dia Mundial sem Carro é celebrado todo dia 22 de setembro,
há 15 anos, tendo tido o seu início na França. E não é preciso nem citar que a
cada ano o número de adeptos aumenta aos milhões em todo o planeta.
O panorama a ser retratado e combatido com este movimento é
ligado diretamente à emissão de gases do efeito estufa, pois estima-se que 40%
da poluição do ar seja causada por meio dos transportes movidos a combustíveis
fósseis, como o gás GNV e a gasolina. Tudo isto com o agravante que, as
fábricas de veículos não param. A cada dia são fabricados um número imenso de
carros, que ganham as ruas e nos prendem em engarrafamentos por todas as ruas e
avenidas do mundo.
O desafio é grande para o planeta, mas, para as empresas
utilizarem este momento e beneficiarem seus funcionários, nem tanto. Ações que
façam o cruzamento de dados de funcionários indicando as moradias próximas são
relativamente simples, com o objetivo de estimular as caronas corporativas; ou
a divulgação interna da importância de engajamento de todos nesse movimento
mundial, com a intenção de aproximar o posicionamento institucional da onda de
sustentabilidade, não apresenta complexidade alguma.
Além de todo esse
assunto trazer contido uma grande máxima, muito útil para o bom desenvolvimento
e crescimento de qualquer instituição: a mudança efetiva e seus benefícios só
chegam quando cada um faz, todos os dias, a sua parte.
Embora neste ano o dia 22 de setembro seja em um sábado,
isso não exclui a possibilidade de implantação de alguma dessas ações, nem que
seja um tímido ensaio para uma atitude mais efetiva no próximo ano. Pois nessa
situação tudo é válido. Afinal, o mundo está de braços abertos e pulmões a
pleno vapor para gritar, estimular e aceitar tudo o que vier nesse tsunami
ambiental. Então, só nos basta surfar nessa onda gigante sem medo de fazer
política corporativa.
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