segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Fazer o diferente deve ser o igual

Nesse mundo, especificamente nesse, a criatividade é mais do que necessária, é a bombinha para o asmático, a água para o golfinho, o chicote para o sádico, o silicone para a periguete, entre outros e outros.
Afinal, o mundo tornou-se uma aldeia global (desculpem o clichê!) e, por ser assim, tudo ficou muito parecido. A bermuda usada aqui foi feita lá, e todos têm uma igual. O sabonete esfregado aqui tem os mesmo princípios ativos daquele de lá, e causa o mesmo impacto ambiental (tanto no ambiente daqui quanto no de lá). O esporro que você toma do seu chefe aqui, pedindo mais velocidade, é o mesmo que se toma por lá.

Mas isso revela também um paradoxo muito interessante, que é de que quanto mais nos tornamos iguais na superfície cultural, mais buscamos o diferencial da nossa essência natural. E assim, nunca se viu o ressurgimento de dialetos como agora no mundo, como também a popularização de músicas antigas. É como se fosse um resgate do que nos tornou o que somos agora. E não acredito que isso se dê como forma de reflexão coletiva ou uma contemplação generalizada do tempo. A busca é por criatividade!

O próprio Endomarketing é um fenômeno que, em boa parte, se “popularizou” por conta dessa busca pelo diferente, porém, mais propriamente sobre esse processo gerencial interno podemos afirmar: Leonardo da Vinci estava com toda a razão, é preciso que seja tudo e ao mesmo tempo.

Criatividade para implementar cultura, tecnologia e ciência para o homem, em nosso caso, para o funcionário. E tudo ao mesmo tempo, pois veja os produtos que nos invadem as prateleiras, são shampoos feitos com sementes da Amazônia desenvolvidos sob a técnica da nanotecnologia com embalagens práticas, biodegradáveis, com design lindo e, por incrível que pareça, atende a todos os seus desejos de higiene. Enfim, um produto que lhe oferece tudo junto ao mesmo tempo.

Por esta razão, a criatividade nunca foi tão necessária em nosso mundo corporativo, é a estrutura vital de uma empresa que se faz a partir deste aspecto diferenciado, em se diferenciar. É preciso esvaziar as gavetas e rever tudo o que se acredita sobre engajamento, sobre informação, sobre motivação, sobre pertencimento. Pois o caminho é o mesmo, mas a pavimentação da estrada está se alterando a cada dia; definitivamente, não é mais possível motivar alguém sob a ótica de uma teoria desenvolvida em 1980, até a teoria precisa de arranjos criativos.

Sei que é bastante radical tudo isso que falei, mas, quem disse que estamos vivendo um momento para sombra e água fresca? O tempo é de tirar os foguetes da sala, afiar os dedos para o touchscreen, tomar seu suplemento alimentar e relaxar na angústia de um dia durante o outro.

Para o Endomarketing e a Comunicação interna, fazer diferente deve ser o igual.

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