Afinal, o mundo tornou-se uma aldeia global (desculpem o
clichê!) e, por ser assim, tudo ficou muito parecido. A bermuda usada aqui foi
feita lá, e todos têm uma igual. O sabonete esfregado aqui tem os mesmo
princípios ativos daquele de lá, e causa o mesmo impacto ambiental (tanto no
ambiente daqui quanto no de lá). O esporro que você toma do seu chefe aqui,
pedindo mais velocidade, é o mesmo que se toma por lá.
Mas isso revela também um paradoxo muito interessante, que é
de que quanto mais nos tornamos iguais na superfície cultural, mais buscamos o
diferencial da nossa essência natural. E assim, nunca se viu o ressurgimento de
dialetos como agora no mundo, como também a popularização de músicas antigas. É
como se fosse um resgate do que nos tornou o que somos agora. E não acredito
que isso se dê como forma de reflexão coletiva ou uma contemplação generalizada
do tempo. A busca é por criatividade!
O próprio Endomarketing é um fenômeno que, em boa parte, se “popularizou”
por conta dessa busca pelo diferente, porém, mais propriamente sobre esse
processo gerencial interno podemos afirmar: Leonardo da Vinci estava com toda a
razão, é preciso que seja tudo e ao mesmo tempo.
Criatividade para implementar cultura, tecnologia e ciência
para o homem, em nosso caso, para o funcionário. E tudo ao mesmo tempo, pois
veja os produtos que nos invadem as prateleiras, são shampoos feitos com
sementes da Amazônia desenvolvidos sob a técnica da nanotecnologia com
embalagens práticas, biodegradáveis, com design lindo e, por incrível que
pareça, atende a todos os seus desejos de higiene. Enfim, um produto que lhe
oferece tudo junto ao mesmo tempo.
Por esta razão, a criatividade nunca foi tão necessária em
nosso mundo corporativo, é a estrutura vital de uma empresa que se faz a partir
deste aspecto diferenciado, em se diferenciar. É preciso esvaziar as gavetas e
rever tudo o que se acredita sobre engajamento, sobre informação, sobre
motivação, sobre pertencimento. Pois o caminho é o mesmo, mas a pavimentação da
estrada está se alterando a cada dia; definitivamente, não é mais possível
motivar alguém sob a ótica de uma teoria desenvolvida em 1980, até a teoria
precisa de arranjos criativos.
Sei que é bastante radical tudo isso que falei, mas, quem
disse que estamos vivendo um momento para sombra e água fresca? O tempo é de
tirar os foguetes da sala, afiar os dedos para o touchscreen, tomar seu
suplemento alimentar e relaxar na angústia de um dia durante o outro.
Para o Endomarketing e a Comunicação interna, fazer
diferente deve ser o igual.
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