terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Portfólio – O Nosso Baú de Memórias

Sem a memória não somos nada.

Li essa frase em algum lugar e nunca mais saiu de minha... memória. E realmente, sem a memória não conseguimos pensar, não conseguimos achar ou perder qualquer coisa. Não conseguimos nos alimentar, nem rir e nem chorar. Pois sem a memória nem o mais dos altivos sentimentos tem sentido, é como uma bola de ping-pong quicando em uma sala vazia sem fazer som. Realmente, sem memória não somos nada. 
E para sairmos um pouco dessa filosofia toda e entrarmos em nossa área preferida, o Endomarketing e a Comunicação interna, posso afirmar que sem um bom e organizado portfólio (arquivo material dos trabalhos já efetivados) até podemos ter todos os nossos objetivos cumpridos, mas não temos legitimidade.

Todo setor de comunicação, seja interna ou externa, precisa de um portfólio. Pois será ele que deixará claro e evidente o posicionamento da empresa, seja ele muito bem definido e institucionalizado ou não. Um portfólio também é um ótimo conselheiro a novos funcionários, quando ficam diante daquelas dúvidas cruéis, do tipo, será que já foi usado esse azul e será que ele vai se confundir com a logo? Será que os funcionários vão entender essa palavra, será que já foi usada?

Outra função do portfólio é nos salvar do inconsciente coletivo, um conceito mental muito estranho, mas conhecido intimamente por todos os profissionais de comunicação. E para quem não entende muito bem sobre ele, é aquela coisa estranha que tenta explicar quando você cria algo totalmente novo, abre o jornal no dia seguinte e vê a sua ideia todinha ali.

O trabalho de Comunicação precisa de legitimidade, pois, se não for desse jeito, qual a diferença entre este setor e a contabilidade (sem pejorativo algum para com os contadores)? Ambos setores possuem sua importância, mas a comunicação precisa ser legítima para ser uma realidade, enquanto a contabilidade não, ela pode ser uma reprodução. E para dar legitimidade à Comunicação, somente o portfólio. Ele é o baú do tesouro de todo profissional da comunicação, porque é nele que está guardada para a eternidade toda a satisfação de participação em um determinado trabalho. E isso me faz lembrar uma nova função sua: a de fomentar o orgulho de pertencimento.

Enfim, todo portfólio conta histórias incríveis, pois ele é a memória viva do setor. Sem um bom portfólio qualquer setor de Comunicação é nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário