quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Leia e Relaxe: Sala de Descompressão

Nesse mundo louco em que estamos quem trabalha são... pessoas. E pessoas estressadas, cansadas, não trabalham. Básico e simples assim.

E não pensem as empresas que só por que seu funcionário está ali, sentado em sua estação de trabalho que ele está trabalhando. Pode até estar parecendo que realmente está acontecendo um bom trabalho ali, mas, na verdade, pode não estar acontecendo nem 1/3 do que poderia ou deveria. Pois um funcionário cansado, estressado, com milhões de problemas na cabeça não produz o que conseguiria ou, pelo menos, não produz o equivalente ao qual foi contratado.

Muitas empresas observam as salas de descompressão como algo fora das possibilidades, algo que irá dispersar, mimar os funcionários ou que irá diminuir os níveis de produtividade. Para essas empresas só posso falar uma coisa: Maquiavel já passou! É coisa de outro mundo que ficou para trás!

Hoje, servimos e fabricamos para humanos, por humanos. E a não ser que você, Empresa, não se importe muito com baixa produtividade, alta rotatividade e, com isso, aumento de seus encargos... tudo bem. Continue tratando seus funcionários como o inimigo, como o exército adversário muito bem retratado no “O Príncipe”, de Maquiavel.

Agora, cortando todos os adjetivos e indo direto ao objetivo: se sua intenção é o aumento de lucro, proporcionado pelo aumento de comprometimento em todos os sentidos de seus funcionários, invista em uma sala de descompressão. A hora é essa!

Observando as necessidades biológicas de descanso, mentais, físicas e até espirituais, algumas (poucas) empresas apresentam em suas salas: sofás confortáveis, divãs, mesas de massagens e massagistas, aparelhos de ginástica, máquinas de café e sucos, televisão, jornais e revistas, iluminação especial, entre outras coisas que podem ir para o mais simples ou para o muito mais sofisticado como: aulas de idiomas, dança e canto, fliperamas, aquários, espaços para meditação, biblioteca, espaços para leitura da Bíblia, videogames, poltronas de massagem automáticas e mais tudo o que a imaginação mandar.

Para finalizar, mostrando uns aspectos globais sobre o assunto, gostaria de informar que na China todas as empresas são obrigadas a liberarem seus funcionários em alguns períodos durante o expediente diário, o que é chamado de xiu-xi, e essa é uma dever previsto na Constituição. E também a NASA fez uma pesquisa que constatou que 40 minutos de descanso em meio a uma jornada de trabalho aumenta a produtividade das pessoas em 34%. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário