domingo, 6 de janeiro de 2013

Comunicação Interna sem Endomarketing = Queijo sem Goiabada

Muitas empresas, atualmente, partem direto para a criação de um setor de Comunicação interna; sem atentarem para todos os itens que compõem o processo gerencial de Endomarketing e sua importância.

Aí, pensamos: antes pouco do que nada. E não percebemos o grande problema que podemos estar plantando em nosso próprio chão. E, de acordo com outro ditado popular: uma hora teremos que colher o que plantamos. Assim, teremos um público muito bem informado, mas, sem saber o que fazer com essas informações. Quase uma sala de espelhos, onde só existe entendimento, e nenhuma ação concreta. Além de algumas leves distorcidas no que se vê...

Basicamente, um setor de Comunicação interna atuando de maneira independente do Endomarketing não tem condições de alcançar um posicionamento real em relação à empresa e seus funcionários. Logo, o que ela faz é somente informar e, quase sempre, através de publicidade corporativa (cartazes, folders, banners, newsletters, etc.). E só.

Imagine o que seria da publicidade sem o marketing. Imagine gastar uma fortuna em um anúncio sem antes testá-lo nas praças, sem antes saber a participação de sua marca/produto no mercado? Ou então sem ter uma pesquisa de opinião que lhe mostre o que seu público-alvo deseja; ou melhor, sem nem saber quem é o seu público-alvo? Enfim, para falar você precisa saber o que falar e, principalmente, como falar. E quem diz isso, no âmbito interno, é o Endomarketing.

Pois é ele quem “investiga” a cultura da empresa para poder solucioná-la todos os dias, afinal, toda cultura é orgânica e se altera constantemente; e a comunicação, ou utiliza seu tempo para desenvolver esse exaustivo processo ou usa seu tempo para comunicar. Fazer as duas coisas... impossível. Afinal, estamos falando de pessoas, e já sabemos que a subjetividade é nossa fiel companheira nesse caminho. 
E o que podemos dizer para a Empresa que possui somente um setor de Comunicação interna? A iniciativa é boa, mas não basta para alcançar tudo o que você espera. Pois o que você tem é um setor que comunica, mas que faz isso na base do grito, na imensa maioria das vezes.

E quando falo no grito, é querendo dizer que fala sem as sutilezas subjetivas necessárias para que, além de informar, também se alcance alinhamento, motivação, posicionamento e engajamento.

Logo, nem adianta, digníssima Empresa, vir com argumentos dizendo que sua Comunicação interna é especial e que consegue fazer tudo isso. A não ser que seus funcionários tenham a capacidade de assoviar, chupar cana e ainda bater palmas para si mesmos... Mas, aí estamos falando de um circo! E até um circo que se preze necessita de Endomarketing. 

5 comentários:

  1. Flávio,

    Concordo com você, mas o que você sugere para começar a mudar uma empresa que não trabalha com endomarketing, somente com comunicação interna?
    Obrigada

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    1. Bem, é preciso reverter uma situação já existente. Basicamente, é preciso trocar o pneu do carro com ele andando... na prática, o ideal é mostrar aos gestores a necessidade de estratégia na base da empresa. Tendo-se acesso à comunicação interna fica mais simples de fazer essa demonstração; pois ao se deparar com um simples job de uma divulgação qualquer cotidiana, pode-se implementar uma estratégia mais eficiente tornando o processo mais otimizado e valoroso para a empresa. Pensado isso, basta preparar uma apresentação bem bacana demonstrando claramente esse conteúdo e marcar uma reunião. O sucesso não é garantido, mas, pelo menos, uma semente será plantada e um dia, com certeza absoluta, ela irá aflorar.

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  2. Flávio,

    Vc não acha que é possível que uma empresa implante um projeto de comunicação interna, com metodologias, cronogramas e objetivos concretos a serem alcançados, e depois de determinado prazo aí sim deveria ser aplicada uma pesquisa de mensuração? Nesta pesquisa iria se verificar a satisfação do cliente interno e se os demais objetivos planejados anteriormente foram alcançados para eventuais correções de rota.

    Digo isso, porque se formos logo de cara perguntando ao empregado que tipo de informação ele quer receber e através de qual veículo, ele pode nos dar uma visão limitada e não pensar no que seria mais eficaz para que a comunicação seja mais eficaz. Por exemplo: o sujeito pode dizer "gostaria de ler meu horóscopo num jornalzinho da empresa". Enquanto isso, você sabe que se vc até colocasse o horóscopo ao lado de uma matéria institucional (alinhada com os objetivos da empresa) num blog corporativo aquele veículo teria muito mais leitores. (Só que o empregado pode não ter a visão técnica para pensar além, entende?)

    Abcs

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    1. Oi, Elisângela, tudo bem? Neste artigo quando falo da importância do Endomarketing em "investigar" a cultura organizacional eu não estou querendo dizer fazer uma pesquisa. Investigar, neste caso, quer dizer, analisar os materiais já publicados, entrar em contato com os setores, conversar com a maior quantidade de pessoas possíveis, etc. Perguntar para o funcionário o que ele quer não é indicado, em quase nenhuma hipótese. Pois a pergunta pode ser entendida como promessa, e aí você terá um grande problema: atender de forma diferente a diversas pessoas diferentes com
      desejos e expectativas diferentes.... Impossível.
      Muito obrigado pelo ótimo comentário, Elisângela. Grande abraço!

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  3. Prezados,
    gostaria de uma orientação. Estou há dois meses em uma empresa pública, onde não existe verba destinada à comunicação, e nunca existiu um planejamento de endomarketing, nem de CI. Ou seja, irei começar do zero. Mas, lembrando, sem verba. Estou montando um plano de comunicação para apresentar aos superiores e, com isso, mostrar a importância de angariar verbas para que o plano seja executado. O foco do plano é em CI.

    Sempre trabalhei em empresa privada, nas quais, quando entrei, já tinham um planejamento em vigor... eu só me encaixei no escopo e executei, aprendi e passei meus conhecimentos.

    Quais seriam as ações de endomarketing dentro deste meu atual contexto?
    Nunca existiu nada, somente um informe do RH por e-mail.

    Aguardo suas considerações.
    Obrigada, Letícia

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