quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

E o Endomarketing em um breve futuro (?)

Irei reproduzir alguns dados do infográfico de uma matéria intitulada “A internet onde cabe tudo”, publicada na Revista Época de 14 de janeiro de 2013:

Eletrodomésticos – No celular ou tablete, à distância, dá para controlar as luzes de casa, ligar a TV ou abrir a porta. A geladeira alerta se um alimento acaba. A lavadora avisa se a roupa está pronta. 
Plantas – Um sensor na terra mede umidade, temperatura e intensidade de luz. Os dados são enviados pela internet e analisados. Um alerta no celular avisa quando precisam de mais água ou luz.

Água e energia – Sensores em canos medem o consumo e identificam “gatos”. Em Oklahoma, nos EUA, um programa com 500 mil casas teve uma redução média de 15% na conta de luz.

Luz e lixo – A lata de lixo avisa se está cheia quando o caminhão passa. Postes ajustam sua intensidade com base na presença humana, no tráfego e clima. Em Oslo, Noruega, isso reduziu o consumo de energia em 70%.

Ônibus – Sistemas de GPS informam a posição do veículo e em quanto tempo ele chegará ao ponto. Sensores no teto analisam umidade, temperatura e índices de CO2 para determinar a qualidade do ar.

Alerta de presença – Em 112 escolas de San Antonio, no Texas, chips instalados em crachás de 100 mil alunos identificam quando eles chegam e saem da escola e informam os pais por meio de SMS.

Edifícios – Sensores medem o uso de energia e água, a umidade, iluminação e temperatura dos ambientes e detectam se alguém está neles. Ainda avisam se algum equipamento precisa de manutenção.

Hospital – No hospital Mount Sinai, em Nova York, pacientes e equipamentos são monitorados por sensores. Um software prevê as internações. A economia anual é de US$ 120 milhões.

Indústria – Vibrações e temperatura de equipamentos são analisadas para prever falhas. Veículos são monitorados para ajustar rotas de entrega e reduzir o tempo em que ficam parados.

Agricultura – Irrigadores são controlados à distância e alertam por SMS ou e-mail se precisam de manutenção. Criado no Recife e testado em Goiás, o sistema chegará ao mercado neste ano.  


Bem, a partir disso tudo podemos ter a certeza, mais do que absoluta, do avanço da “máquina” em relação a nossa vida cotidiana, que a cada dia a torna mais fácil, dinâmica, veloz e objetiva. Fato inegavelmente já vivenciado.

E para que todos esses avanços relatados não se encerrem em si mesmos, e fiquem boiando nesta página (da internet!), pergunto: e nós, seres sensíveis e influenciados pelo meio externo, como ficamos – e estamos - diante disso tudo? Precisamos dessas conquistas digitais-facilitadoras em nossas vidas, é claro, mas como consegui-las mantendo nossa integridade mental e social? Como adquirir e participar dessa vida sem nos transformarmos também em máquinas inteligentes, porém, insensíveis? 
É... acho que o Endomarketing tem muito mais o que fazer neste breve futuro do que acreditamos hoje, nesse rápido presente.

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