terça-feira, 29 de janeiro de 2013

A empresa perfeita faz o carnaval

Júlio Ribeiro, do Grupo Talent, uma vez citou que muitos estudiosos de administração consideram a empresa mais perfeita já criada até hoje a escola de samba, e eu, além de concordar com a afirmação, considero um ótimo exercício para a prática de um Endomarketing mais criativo a investigação desse mistério.
Como é possível motivar e unir 6 mil pessoas de uma comunidade carente, que já possuem seus problemas financeiros, familiares, sociais; com baixo nível de escolaridade a se engajarem em um objetivo que tem por finalidade o carnaval, a descontração e o descompromisso?

E o desfile de interrogações prossegue, pois para tudo acontecer é necessária muita organização, muita verba, pesquisas históricas, pesquisas de materiais, figurinos complexos, alegorias mais complexas ainda e diversas outras exigências.

E na hora exata, um espetáculo acontece. Com balés coreografados, música, teatralizações, orquestra com mais de 400 instrumentos, tudo isso se movendo continuamente por uma avenida. E o melhor, sem um ensaio completo e coletivo (os ensaios técnicos que ocorrem antes do carnaval não possuem carros alegóricos ou fantasias). Na verdade, é um improviso calculado, cada vez mais calculado.

 E todos os anos isso acontece, com mais de 99% das pessoas trabalhando de graça nesse processo. E então, essa particularidade brasileira é ou não é para ser muito pesquisada?

Já estive muito próximo da vida de uma escola de samba. É realmente impressionante o respeito, a devoção, o empenho e a alegria em servir e atuar para aquela instituição. O entusiasmo de trabalhar para a escola de samba do coração é algo que transcende, é como se as pessoas se libertassem do medo de errar. Pois já que estão ali por sentimento, o que elas fizerem será bem aceito por todos e por ela mesma, e com esse pensamento o nível de acerto fica sempre localizado na escala máxima.

A comunicação em uma escola de samba é um dos principais propulsores desse “milagre brasileiro”, pois ela é absolutamente horizontal. Os tamborins da bateria do Mestre Barbante estão atravessando, toda a escola sabe. Ano que vem as fantasias das passistas terá pó de ouro junto com pó-de-mico (para sambarem mais), toda a escola sabe. No carro abre alas, a águia virá colocando 500 ovos de páscoa, toda a escola sabe. E isso, em uma velocidade que coloca até a tecla Enter em dúvidas.

Dessa maneira, a informação se torna um bem impalpável para os integrantes-funcionários daquela agremiação, que movidos pela paixão-comprometimento, colocam-na em movimento em todas as direções. Mas com um único e claro objetivo, fazer o melhor possível na hora exata.

Pra encerrar em apoteose, quer conhecer o mistério? Pois bem, as escolas de samba já nasceram, mais precisamente em 1928, sabendo o que era o mais importante a se vender e o mais fácil a se comprar no mundo, tanto para fora como para dentro de si mesma: novas experiências.

E é isso o que elas sempre fizeram e ainda fazem, todos os anos, pra tudo se acabar na quarta-feira.

2 comentários:

  1. Poxa, Anderson, muito obrigado pelo comentário. E ficarei torcendo para que sempre possa dar uma passada por aqui e deixar um comentário. Novamente, muito obrigado pela força! Grande abraço!

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  2. hoje, 13 de maio de 2013, ás 21:48h, acabei de ler este texto maravilhoso numa comparação extraordinária com relação ao endomarmarketing de uma empresa, nunca olhei por esta ótica o carnaval, soube sempre de ser uma empresa de entreternimento , porém, não observava esta caracteristca empreendedora. as vezes temos exemplos bem perto de nós e tentamos buscar em outros lugares, as vezes até distantes de nossa realidade. Levarei este exemplo para a nossa equipe e indicarei a leitura e visita ao seu blog. Parabéns Anderson

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