terça-feira, 11 de junho de 2013

Luz, Câmera e Antecipação da Informação!

Muitas vezes, no universo do cinema, a pré-estreia é decisiva para uma boa bilheteria. Pois é ela que, quando bem planejada, cria uma aura de curiosidade e glamour quase que irresistível, e que acaba nos conduzindo a assistir o “tal” filme em cartaz. Artistas, críticos, celebridades, jornalistas e mais um batalhão de VIPs são o público-alvo que recebem o privilégio de entrarem em contato com algo, no caso um filme, antes de todos; justamente para que esses despertem para o novo que vem por aí.

No Endomarketing, a coisa funciona também desta maneira, ou melhor, deveria funcionar. Pois muitos planejamentos atentam para todos os detalhes, até os mínimos, mas, acabam negligenciando a antecipação de informações para as lideranças.

E é possível compreender facilmente a razão disso, pois em muitos casos, o planejamento não comporta esta antecipação. Sendo necessária, quase sempre, a criação de um pré-projeto. Mas como somos brasileiros, não é difícil constatar que nossa cultura nunca foi muito íntima da previsibilidade. Porém, já está mais do que na hora de ajustarmos esse nosso “pecado original”.

Toda a liderança de uma empresa precisa receber informações de maneira antecipada, em relação ao público interno. Só assim ela terá condições de desempenhar uma de suas maiores funções, que é conduzir e contribuir para que a comunicação aconteça de forma fluida, e assim o projeto em questão alcance seus objetivos.

Normalmente, projetos de Endomarketing trazem uma relativa carga de complexidade em seu planejamento e execução, logo, desenvolver essa antecipação de informações agrega mais complexidade ao planejamento. Pois essa antecipação não pode ser feita de forma dissociada ao projeto, ela precisa cumprir, atender e obedecer a todos os parâmetros de criação e execução que o projeto traz em si.

Traduzindo e exemplificando: um suposto projeto que terá como objetivo a divulgação de um novo serviço a ser disposto na intranet, e terá como abordagem conceitual o mundo do cinema (só para mantermos o assunto que iniciou o artigo); utilizando material impresso simulando convites de cinema e atores realizando esquetes para convidar os funcionários a visitarem este novo espaço da intranet. Sendo que este projeto tem o elemento surpresa como fator decisivo em sua execução.

Pois bem, a antecipação dessa ação para os líderes da empresa não pode ser feita de uma forma tradicional, com cheiro de reunião de diretoria. Ela precisa seguir os mesmos aspectos planejados para o público interno, mas, é claro, não tendo a mesma execução. Para também exemplificar, posso dizer que esta antecipação para a liderança pode ser iniciada também com um esquete feita por atores, nesse caso, mostrando o lado do diretor de cinema e todo o trabalho que ele tem em conduzir os atores no set de filmagem (mostrando como eles devem direcionar os membros de sua equipe para o novo serviço da intranet). E, de acordo com a verba, alguns baldes de pipoca para os líderes seria o arremate perfeito.


Somente depois que essa antecipação fosse realizada é que o público interno da empresa estaria preparado para: Luz! Câmera! E ação, para a ação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário