Muitas vezes, no universo do cinema, a pré-estreia é
decisiva para uma boa bilheteria. Pois é ela que, quando bem planejada, cria
uma aura de curiosidade e glamour quase que irresistível, e que acaba nos
conduzindo a assistir o “tal” filme em cartaz. Artistas, críticos,
celebridades, jornalistas e mais um batalhão de VIPs são o público-alvo que
recebem o privilégio de entrarem em contato com algo, no caso um filme, antes
de todos; justamente para que esses despertem para o novo que vem por aí.
No Endomarketing, a coisa funciona também desta maneira, ou
melhor, deveria funcionar. Pois muitos planejamentos atentam para todos os
detalhes, até os mínimos, mas, acabam negligenciando a antecipação de
informações para as lideranças.
E é possível compreender facilmente a razão disso, pois em
muitos casos, o planejamento não comporta esta antecipação. Sendo necessária,
quase sempre, a criação de um pré-projeto. Mas como somos brasileiros, não é
difícil constatar que nossa cultura nunca foi muito íntima da previsibilidade. Porém,
já está mais do que na hora de ajustarmos esse nosso “pecado original”.
Toda a liderança de uma empresa precisa receber informações
de maneira antecipada, em relação ao público interno. Só assim ela terá
condições de desempenhar uma de suas maiores funções, que é conduzir e
contribuir para que a comunicação aconteça de forma fluida, e assim o projeto
em questão alcance seus objetivos.
Normalmente, projetos de Endomarketing trazem uma relativa
carga de complexidade em seu planejamento e execução, logo, desenvolver essa
antecipação de informações agrega mais complexidade ao planejamento. Pois essa
antecipação não pode ser feita de forma dissociada ao projeto, ela precisa
cumprir, atender e obedecer a todos os parâmetros de criação e execução que o
projeto traz em si.
Traduzindo e exemplificando: um suposto projeto que terá
como objetivo a divulgação de um novo serviço a ser disposto na intranet, e
terá como abordagem conceitual o mundo do cinema (só para mantermos o assunto
que iniciou o artigo); utilizando material impresso simulando convites de
cinema e atores realizando esquetes para convidar os funcionários a visitarem
este novo espaço da intranet. Sendo que este projeto tem o elemento surpresa
como fator decisivo em sua execução.
Pois bem, a antecipação dessa ação para os líderes da
empresa não pode ser feita de uma forma tradicional, com cheiro de reunião de
diretoria. Ela precisa seguir os mesmos aspectos planejados para o público
interno, mas, é claro, não tendo a mesma execução. Para também exemplificar,
posso dizer que esta antecipação para a liderança pode ser iniciada também com
um esquete feita por atores, nesse caso, mostrando o lado do diretor de cinema
e todo o trabalho que ele tem em conduzir os atores no set de filmagem (mostrando
como eles devem direcionar os membros de sua equipe para o novo serviço da
intranet). E, de acordo com a verba, alguns baldes de pipoca para os líderes
seria o arremate perfeito.
Somente depois que essa antecipação fosse realizada é que o
público interno da empresa estaria preparado para: Luz! Câmera! E ação, para a
ação!
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