quinta-feira, 30 de maio de 2013

Surfando na liderança

Liderança é assunto para encher enciclopédias e, muitas vezes, alimentar traças. Pois na hora em que a questão se apresenta o cenário é inédito ou as pessoas são imprevisíveis ou o momento é inadequado e por aí vai. Tudo para nos surpreender e deixar a vida em expectativa absoluta.

Um líder precisa ter, como bem disse Analisa Brum, “autodisciplina, energia, responsabilidade, carisma, tolerância ao estresse, poder de síntese, capacidade de assumir riscos, conhecimento, capacidade de aprender, de desaprender, que um líder precisa saber delegar, falar, ouvir, enfim, se comunicar.” Concordo plenamente, mas, por entender que o assunto é bem complexo prefiro simplificar dessa forma:

Liderança é não se apoiar nunca no movimento.


Imagine um surfista e uma onda. O surfista é o líder, a onda é o movimento imprevisível, as influências internas e externas de sua gestão. E por mais que o mar esteja flat, só com marolas pequenas, ele ainda é mar, nunca se acalma totalmente. Assim, o bom surfista nunca deve relaxar em sua prancha, se apoiar, descansar e acreditar que o momento certo ainda não chegou. 

Sei que surfar não é para qualquer um, mas para os verdadeiramente interessados existem diversos locais que se propõem a ensinar, chamados... escolas de surf. Afinal, ninguém nasce sabendo. E aí está a importância do treinamento contínuo, de estudo e investimento, da preocupação da empresa em abastecer seu público de liderança com informações diferenciadas e de um Canal de Comunicação exclusivo e qualificado.

Pois quem acha que é só ficar sentando na areia esperando o swell perfeito, vai tomar uma vaca.

Por mais que a liderança seja um traço de personalidade, ninguém organiza uma greve no Jardim de infância. As pessoas precisam trabalhar suas aptidões e tomar consciência e controle de seu carisma e criatividade, continuamente. Nunca devem repousar no movimento.

E para encerrar nossa parafinada analogia, posso afirmar que o mar, espaço do surf, sempre nos encheu de dúvidas. Quando nos referimos a ele sempre existe uma forte conotação de mistério, de respeito ao inexplicável, de espaço sem lei, de lugar impenetrável à razão, enfim, o mar sempre foi uma fonte inesgotável de enigmas. Assim como as práticas e teorias de liderança.


Mas um bom surfista sabe que não adianta perder tempo buscando respostas sobre o mar, a parada é pegar onda! Uhuu! Assim como um bom líder também sabe que sua função não é procurar respostas certas, e sim, buscar perguntas novas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário