quinta-feira, 11 de julho de 2013

O Quesito Surpresa

Somos mamíferos, bichos curiosos e que gostam de ganhar, sempre. Por isso, o quesito surpresa é de importância vital para a saúde, seja ela do ser, do seu casamento, do seu emprego e de mais o que lhe vier na mente.

Precisamos ser surpreendidos, pois é desta forma que mantemos o interesse nas coisas da vida. Fugindo involuntariamente, e por isso sem culpa, da rotina. Afinal, para ser surpresa precisa ser realizado por outro, sendo assim, estamos livres de qualquer ônus e soltos para todos os bônus. O que vier, é sempre bem-vindo.

A comunicação também não sobrevive sem o quesito surpresa, não importando se ela é interna ou externa, nacional ou global. Todas as gerências – Assessoria de imprensa, Publicidade, Institucional, Comunicação interna, Endomarketing, etc. – precisam do sigilo em suas práticas, para que a surpresa se faça. E além do conteúdo da comunicação feita, também tenhamos os benefícios da fixação da mensagem através do impacto caudado pelo inesperado.

Porém, cada uma destas gerências possui uma forma de lhe dar com o quesito surpresa. Mas, a que precisa maior rigor para alcançar seus objetivos é a Comunicação interna. Primeiro, por que seu público alvo está passando ao lado da porta e qualquer espirro seu pode ser ouvido. Segundo, por que a surpresa irá afetar diretamente a vida do receptor da mesma, diferentemente de uma surpresa criada pela publicidade do setor farmacêutico. Que poderá até me surpreender, mas não atingir minha vida de forma direta.  

Uma surpresa bem feita deixa marcas, para o bem ou para o mal. Pois surpreender seu amor com outro amor é tão inesquecível quanto receber uma festa de aniversário surpresa. Por isso, antes de tentar surpreender alguém, faça o antigo exercício de se colocar no lugar do outro. Sei que pode parecer simplória esta dica, mas é a falta dela a causa das maiores catástrofes corporativas, e o pior, todas inesquecíveis.


Mas o risco é válido, sempre. Afinal, para se criar algo valoroso nessa vida, ou no Endomarketing, é de necessidade fundamental não ter medo. Pois quando a surpresa é bem planejada, com objetivos claramente definidos e munida do teor correto de bom-senso, ela vira lenda. E todos sabem que uma lenda bem fundamentada vale muito mais do que mil realidades observadas.


Então, boas surpresas para você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário