Somos mamíferos, bichos curiosos e que gostam de ganhar,
sempre. Por isso, o quesito surpresa é de importância vital para a saúde, seja
ela do ser, do seu casamento, do seu emprego e de mais o que lhe vier na mente.
Precisamos ser surpreendidos, pois é desta forma que
mantemos o interesse nas coisas da vida. Fugindo involuntariamente, e por isso
sem culpa, da rotina. Afinal, para ser surpresa precisa ser realizado por
outro, sendo assim, estamos livres de qualquer ônus e soltos para todos os
bônus. O que vier, é sempre bem-vindo.
A comunicação também não sobrevive sem o quesito surpresa,
não importando se ela é interna ou externa, nacional ou global. Todas as
gerências – Assessoria de imprensa, Publicidade, Institucional, Comunicação
interna, Endomarketing, etc. – precisam do sigilo em suas práticas, para que a
surpresa se faça. E além do conteúdo da comunicação feita, também tenhamos os
benefícios da fixação da mensagem através do impacto caudado pelo inesperado.
Porém, cada uma destas gerências possui uma forma de lhe dar
com o quesito surpresa. Mas, a que precisa maior rigor para alcançar seus
objetivos é a Comunicação interna. Primeiro, por que seu público alvo está
passando ao lado da porta e qualquer espirro seu pode ser ouvido. Segundo, por
que a surpresa irá afetar diretamente a vida do receptor da mesma, diferentemente
de uma surpresa criada pela publicidade do setor farmacêutico. Que poderá até
me surpreender, mas não atingir minha vida de forma direta.
Uma surpresa bem feita deixa marcas, para o bem ou para o
mal. Pois surpreender seu amor com outro amor é tão inesquecível quanto receber
uma festa de aniversário surpresa. Por isso, antes de tentar surpreender
alguém, faça o antigo exercício de se colocar no lugar do outro. Sei que pode
parecer simplória esta dica, mas é a falta dela a causa das maiores catástrofes
corporativas, e o pior, todas inesquecíveis.
Mas o risco é válido, sempre. Afinal, para se criar algo
valoroso nessa vida, ou no Endomarketing, é de necessidade fundamental não ter
medo. Pois quando a surpresa é bem planejada, com objetivos claramente
definidos e munida do teor correto de bom-senso, ela vira lenda. E todos sabem
que uma lenda bem fundamentada vale muito mais do que mil realidades
observadas.
Então, boas surpresas para você!
Nenhum comentário:
Postar um comentário