sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Copa do mundo e Olimpíadas no Rio: a hora é agora!

Chegou o momento do Brasil se preparar para a visita do mundo. Esse é o instante certo para começarmos a levantar os móveis, sacudir os tapetes e arrumar a casa toda, agora é a hora! Pois não vai adiantar aquele papinho bem brasileiro com gringos de, não repare a bagunça, é casa de gente humilde, pode entrar que a casa é sua... infelizmente, isso não funciona com eles.

Precisamos de empresas engajadas, com um corpo funcional forte, preparado, que saiba o que faz, para quem faz e como faz. Nossos funcionários precisam saber, em primeiro lugar, quem são. O que é ser brasileiro nos dias de hoje, o que esse povo conquistou nos últimos anos, o que o nosso governo representa agora para o mundo e aonde queremos chegar.

Talvez, jamais na história desse país, as empresas puderam contribuir tão definitivamente para a organização dessa casa bagunçada, e se beneficiar dela também, é óbvio. Faca e queijo na mão. De um lado um povo orgulhoso, satisfeito, mas também mal informado e, por isso, em expectativa. E do outro lado, um vazio enorme. E então, quem vai sair na frente e oferecer essas respostas, agora, que todos querem?

As empresas precisam entender que esse é o momento de começar a mostrar ao seu público interno o tamanho dos eventos que irão acontecer nesse país, o tamanho do mundo que irá entrar por aquela porta, o tamanho da organização e preparação - inéditas - que precisaremos ter e como todos nós poderemos ganhar com isso. E também o que precisaremos fazer, enquanto empresa e enquanto brasileiro, para que isso determine um marco de mudança fundamental para esse país. E assim para sua própria vida.

Na prática, precisamos de setores de Endomarketing planejando, setores de Eventos criando, Canais de Comunicação Interna falando sobre o assunto e setores de Publicidade e Marketing já ocupando seus espaços na mídia e na sociedade. A hora é agora! Temos um continente de assuntos a discutir, eleger, projetar e definir.

Vamos por qual caminho? Vamos entender, explicar e mostrar a beleza de nossa natureza, sua eficiência medicinal ou sua importância para o planeta? E a água que corre em nossos rios? E nossa gastronomia, uma das melhores do mundo? E nosso clima tropical? E nossas escolas de samba, exemplos de total perfeição administrativa? Vamos continuar mostrando nossas mulheres e suas bundas como potência? Onde tudo isso ficará nessa história?


Pequenas, médias e grandes, todas as empresas serão impactadas com essa invasão do planeta, de olhos bem abertos, em nossas terras. E não é por que conseguimos sobreviver até aqui na base do remendo, sem planejamento social algum, que conseguiremos dar conta desse recado sem nos estruturarmos, agora.

Tudo bem, admito que o povo brasileiro possua em sua personalidade uma boa dose de criatividade e improviso, afinal, somos um povo que joga sempre no ataque. Mas, isso também nos dá por consequência outra forte característica: somos um povo que quando deseja, quando sabe que chegou a hora, coloca as coisas em prática.


Avante, empresas do Brasil!

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