quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Novo funcionário, a casa é sua!






“Não me falta cadeira, não me falta sofá
Só falta você sentada na sala
Só falta você estar.
Não me falta parede
E nela uma porta pra você entrar
Não me falta tapete,
Só falta o seu pé descalço pra pisar.”


A casa é sua. Uma grande obra musical de nosso grande mestre Arnaldo Antunes. E que consegue traduzir como poucas transmitir a sensação da espera, de quem aflito aguarda a chegada de outra pessoa.

Uma sensação bem conhecida dos gestores, daqueles que dependem e sabem o valor de uma equipe atuante e posicionada corretamente em relação à empresa e a suas funções. Esses profissionais sabem muito bem do que estou falando, da angústia que a busca e a contratação de um novo membro para o seu grupo profissional causa.

Só que esses mesmos gestores, que dão horas de seu dia para uma escolha perfeita entre tantos candidatos, no momento decisivo deste processo, falham.

A recepção de um novo funcionário é uma das ações de Endomarketing mais fundamentais de um processo interno e, paradoxalmente, é uma das mais renegadas à frieza. Quase sempre deixada pelas mãos do acaso, do almoço junto com a equipe ou de, literalmente, uma corrida pela empresa, driblando mesas e falando: Esse é o João Bertalha – Gerente Financeiro. Muito prazer. Seja bem-vindo. Essa é a Joana Cigarra – Gerente de Atendimento. Muito prazer. Seja bem-vindo. Constrangedor... sempre constrangedor...

Todos sabem, um cumprimento desinteressado nunca irá proporcionar uma conversa boa. Uma recepção desanimada nunca vai oferecer uma festa interessante. Um bom atendimento nunca é iniciado de maneira blasé.  Desta maneira, se for para receber um novo funcionário de forma burocrática, é melhor não fazer nada.

O que é necessário deixar muito claro nesse momento é a verdade. E a verdade, na maioria das vezes, se traduz a partir da poesia do Arnaldo Antunes, que continua lá no início do texto e eu coloco outro pedacinho agora:

“A casa é sua, por que não chega agora?
Até o teto tá de ponta-cabeça
Porque você demora
A casa é sua, por que não chega logo?
Nem o prego aguenta mais
O peso desse relógio.”


O mais indicado é mostrar para esta pessoa que está chegando agora, que ela foi esperada por toda aquela equipe, que ela já fazia parte de tudo aquilo antes de chegar, antes mesmo de ter um nome a ser chamada. Que fique bem claro para essa pessoa: estávamos pensando em você. Essa é a percepção que o profissional de Endomarketing ou Comunicação Interna deve buscar incansavelmente.

Em muitas empresas existem Kits de boas vindas. Sempre, é claro, muito bem-vindos e importantes. Só que neles nunca está incluída essa percepção que acabei de falar (muito ao contrário, são padronizados) e para chegar nela não existe fórmula ou técnica, pois cada empresa possui sua cultura. Algumas mais festivas outras mais concentradas, algumas com maior fluxo de pessoal o que exige grandes processos de integração, outras não. E por essa razão fica praticamente impossível unificar esse momento de uma empresa a partir de uma teoria só, mas posso afirmar, ele é decisivo.

Meu conselho prático e, quase, universal é: personalize. Além do Kit boas vindas, faça algo que leve o nome impresso do novo funcionário. Pode ser uma pasta, um folder (personalizado!), um enfeite de mesa, um copo, um porta-caneta, um lápis, enfim, qualquer coisa que tenha o nome desse funcionário impresso. Lembrando que o valor financeiro não entra em pauta nesse momento, é uma minúcia irrelevante.

E tenha a certeza, esse pequeno detalhe irá auxiliar imensamente a esse profissional a se integrar e a desenvolver suas funções com muito mais propriedade e pertencimento de forma bem mais veloz, tranquila e eficaz.

Seus novos e antigos funcionários agradecem. E a empresa também.



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