sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

O pato


A Comunicação, enquanto matéria profissional, sempre sofreu com a patologia do pato.
Atualmente, observando o cenário nacional, vejo que o valor do Endomarketing e da Comunicação Interna já é de domínio público. Todas as empresas já perceberam os benefícios proporcionados, que vão da velocidade de execução de procedimentos até o aumento do lucro financeiro, que são obtidos através da instituição destas gerências em seus organogramas.

Só que vejo também – de maneira absolutamente clara - a tentativa da contaminação dos processos, principalmente referidos à Comunicação Interna, pela patologia do pato em diversas empresas nacionais. E você conhece essa patologia, não?

O pato é aquele animal que, dizem por aí, anda mal, voa mal e nada mal. Enfim, em nossa questão, é aquele profissional de Comunicação ou Endomarketing que se propõem a planejar, criar, redigir e desenvolver o visual.  Obviamente, alguns destes itens do processo saem bastante prejudicados. Pois neste caso se trata de especialização sim! A Comunicação, com toda a sua carga de subjetividade, aplicações, divisões e subdivisões, precisa ser realizada por especialistas sim! (E se discorda disto, mude de cenário, e como exemplo, imagine uma cirurgia cardíaca realizada por um clínico geral. Topas?)

Assim, me pego pensando nos argumentos técnicos que um designer poderá usar para defender a sintetização de seu texto, como também nas horas excedentes que um redator terá que trabalhar para desenvolver um layout de grande complexidade em Android.

Bem, para finalizar, peço ajuda a Vinicius de Moraes, com quem tenho certeza que você já aprendeu, há muito tempo, o que acontece em empresas que instituem a criação do pato (avicultura) em seus setores de Comunicação Interna, mas, na dúvida, vamos relembrar:

Lá vem o Pato. Pata aqui, pata acolá. Lá vem o Pato, para ver o que é que há.
O Pato pateta pintou o caneco, surrou a galinha, bateu no marreco.
Pulou do poleiro no pé do cavalo, levou um coice e criou um galo.
Comeu um pedaço de genipapo, ficou engasgado com dor no papo.
Caiu no poço, quebrou a tigela, tantas fez o moço que foi pra panela.

  
Preciso falar mais alguma coisa? Acho que somente preciso lembrar que, o poder de transformação contido em um Plano de Endomarketing pode ser extremamente positivo para uma empresa. Quando bem desenvolvido, gerido e executado.

Agora, quando fazemos deste setor tão decisivo o habitat de um pato, muitas vezes não é só ele que vai pra panela. Pois, um pouquinho depois, a empresa inteira também pode ir. 

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