Logo após publicar um artigo sobre Integração de novos funcionários, recebi um comentário (no Linkedin, infelizmente, pois se posso expressar minha preferência, todos os comentários seriam feitos aqui), retornando... o comentário em questão estava pedindo exemplos de ações, pois na teoria que havia exposto estava tudo ótimo, mas, na prática a coisa mudava de figura.
Pois bem, não quero decepcionar ninguém, mas também não quero iludir: na prática, em Endomarketing, tudo sempre muda de figura... Afinal, ainda não estamos surfando na crista da onda econômica mundial, e isso faz muita diferença nas verbas disponibilizadas com finalidades internas de comunicação, até no interior do Acre! Pode acreditar, infelizmente.
Por isso, não vou dar exemplos mirabolantes de ações, sugestões de kits de brindes infalíveis, vídeos institucionais com a locução do Lima Duarte ou folders repletos de dobras, facas e laminações, nada disso. Vamos rumo ao básico, que em muitas vezes é o mais indicado até mesmo para empresas de grande porte. Pois dessa forma ela já se apresenta em sua essência, sem perfumarias ou maquiagens.
O que um novo funcionário precisa é: saber onde está. O que um novo funcionário deseja é: ser tratado sem diferenciações.

Tudo isso precisa ser informado a partir de duas formas simultâneas: escrita, que pode ser através de um folder simples, mas necessariamente precisa ser algo que o funcionário traga junto de si (desta maneira, não vale indicar o local onde ele encontrará isso no site ou na intranet da empresa). E a outra forma de exposição, a oral, quando outro funcionário irá demonstrar todas as informações contidas no folder de maneira informal e responderá eventuais dúvidas.
Para complementar essa necessidade de integração, a de oferecer ao novo funcionário o conhecimento de onde ele está, é preciso anexar (ao material que falei anteriormente) o manual do funcionário. Um conjunto de normas e procedimentos individuais, que determinam o comportamento, as vestimentas, os horários, os benefícios, as obrigações, os direitos e deveres do funcionário, e as singularidades esperadas de sua conduta.
Agora, para completar este momento de integração é preciso oferecer o que o novo funcionário deseja, que é ser tratado sem diferenciação dos demais. E isso se obtém de um único jeito, o incluindo da forma mais rápida possível em todos os Canais de Comunicação disponíveis na empresa. Pois não existe nada que desintegre mais do que a diferenciação nos níveis de informação. Este novo funcionário precisa receber a mesma informação, no mesmo instante que todos os outros.
Estes são os passos práticos para uma integração eficiente, em qualquer empresa. Bem, passos práticos e simples, pois a partir desse fundamento podemos seguir em centenas de direções. Realizando eventos conceituais de boas-vindas tratando o momento atual da empresa com criatividade, desenvolvendo folders em que as informações sobre os setores estejam em páginas soltas e que devam ser buscadas nos próprios setores, criando assim quase uma gincana para preenchimento de informações, criação de um kit de papelaria especial para uso desse novo funcionário, implantação de um job rotation para que todos saibam não só a importância de sua função, mas também como ela se integra a outras e como todas juntas conseguem apresentar um produto ou serviço ao mercado, enfim, as opções são muitas. Assim como as razões para que se tenha um projeto sério de integração de novos funcionários, em qualquer empresa, de qualquer porte, a qualquer momento.
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