quarta-feira, 30 de maio de 2012

Públicos e Linguagens

Basicamente, em termos gerais, o Endomarketing não faz distinções. Todos são tratados da mesma forma, aquele que acabou de ter sua carteira assinada receberá a mesma comunicação interna daquele que já entra sem bater na porta do gestor. 
Com a ressalva das comunicações voltadas aos líderes ou com teor técnico exclusivamente, todas as outras devem obedecer a seguinte lei: devem ser voltadas às mulheres, aos que preferem as mulheres, aos que não preferem as mulheres e aos que preferem ser mulheres. Desse jeito fica bem clara nossa audiência, o alcance e a abrangência que a Comunicação Interna deve ter.

E essa é uma das premissas decisivas para o sucesso do setor, pois não há nada que imponha mais barreiras em uma relação, seja ela qual for, do que diferenças na comunicação ou no tratamento. Por isso, quem atua no Endomarketing precisa desenvolver um felling de psicólogo misturado com pai-de-santo com pitadas de taxista.

Precisa estar aberto a qualquer pessoa, em qualquer momento sob qualquer aspecto. Pois atitudes que deem margem a uma interpretação errônea pode render imensos problemas em seu próprio trabalho (Diferentemente de um gestor financeiro, que pode ter seus arroubos de ignorância sabendo que isso não irá prejudicar seu “material” de trabalho, diretamente.).

As portas de um setor de Endomarketing só podem se fechar em momentos de criação, quando o planejamento de ações exigirem sigilo ou quando o quesito surpresa for decisivo. Fora isso, as portas e os ouvidos precisam estar abertos, disponíveis e interessados, para qualquer um.

Muitos profissionais de Comunicação interna e de Endomarketing caem em uma armadilha bem própria de um tempo já passado, que é a de adequar níveis de linguagem a níveis de cargos. Uma grande e antiquada bobeira, pois quando esse recurso se fazia necessário ainda não existia a internet.
Hoje, um site popular, de piadas, de informações, de receitas e até de sexo, é compreendido e atende a todas as classes sociais, em todas as idades. Sendo assim, quando tiver alguma dúvida se a linguagem utilizada internamente estará sendo entendida por todos os funcionários, vá até um portal de variedades e analise o estilo que a comunicação está assumindo. Este será o mesmo que você deve utilizar. Imagine seu banner, convite, cartaz, filipeta ou informativo sendo veiculado nesse espaço e trace um paralelo com os existentes lá. Simples assim, como o toque de um botão. 

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