Com a ressalva das comunicações voltadas aos líderes ou com
teor técnico exclusivamente, todas as outras devem obedecer a seguinte lei:
devem ser voltadas às mulheres, aos que preferem as mulheres, aos que não
preferem as mulheres e aos que preferem ser mulheres. Desse jeito fica bem clara
nossa audiência, o alcance e a abrangência que a Comunicação Interna deve ter.
E essa é uma das premissas decisivas para o sucesso do
setor, pois não há nada que imponha mais barreiras em uma relação, seja ela
qual for, do que diferenças na comunicação ou no tratamento. Por isso, quem
atua no Endomarketing precisa desenvolver um felling de psicólogo misturado com pai-de-santo com pitadas de
taxista.
Precisa estar aberto a qualquer pessoa, em qualquer momento
sob qualquer aspecto. Pois atitudes que deem margem a uma interpretação errônea
pode render imensos problemas em seu próprio trabalho (Diferentemente de um
gestor financeiro, que pode ter seus arroubos de ignorância sabendo que isso
não irá prejudicar seu “material” de trabalho, diretamente.).
As portas de um setor de Endomarketing só podem se fechar em
momentos de criação, quando o planejamento de ações exigirem sigilo ou quando o
quesito surpresa for decisivo. Fora isso, as portas e os ouvidos precisam estar
abertos, disponíveis e interessados, para qualquer um.
Muitos profissionais de Comunicação interna e de
Endomarketing caem em uma armadilha bem própria de um tempo já passado, que é a
de adequar níveis de linguagem a níveis de cargos. Uma grande e antiquada
bobeira, pois quando esse recurso se fazia necessário ainda não existia a
internet.
Hoje, um site popular, de piadas, de informações, de
receitas e até de sexo, é compreendido e atende a todas as classes sociais, em
todas as idades. Sendo assim, quando tiver alguma dúvida se a linguagem
utilizada internamente estará sendo entendida por todos os funcionários, vá até
um portal de variedades e analise o estilo que a comunicação está assumindo.
Este será o mesmo que você deve utilizar. Imagine seu banner, convite, cartaz,
filipeta ou informativo sendo veiculado nesse espaço e trace um paralelo com os
existentes lá. Simples assim, como o toque de um botão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário