quarta-feira, 13 de junho de 2012

Promoção do dia: leia aqui e ganhe um artigo novinho!

Promoções são sempre bem-vindas, sejam para participar ou desenvolver. Para participar é simples, basta que o prêmio lhe interesse, agora, para desenvolver já são outros 500, 1000, 500000 e por aí vai.
 Promoções são aquelas ações que buscam promover a motivação, exclusivamente. Mas também podem ajudar você a conhecer o nível de engajamento dos funcionários, pois pessoas desengajadas não participam de promoções internas. E esse é um conceito valioso, para nunca mais ser esquecido. E que até pode ser aplicado como uma nova modalidade de pesquisa.

Quando for desenvolver uma promoção internamente, pense. Pense de novo; e pense mais uma vez. Pois qualquer palavra mal empregada, qualquer premiação fora de contexto ou qualquer desenvolvimento (em etapas) confuso pode lhe perseguir para o resto da vida, em forma de apelidos e associações criativamente maldosas feitas por parte dos funcionários envolvidos. Afinal, a promoção é uma ação bastante séria, mas que para ocorrer precisa de uma boa dose de imaginação e descontração. E é, justamente, aí que mora o perigo.

Nunca se deixe levar somente pela criação de uma promoção, por mais que isso seja difícil, pois sempre é um barato criar e desenvolver o seu conceito e esquema de funcionamento. Por isso, o foco de quem a está executando nunca deve sair do objetivo final que, como já falei, sempre deve estar intimamente ligado à motivação.

Outro cuidado importantíssimo é com os direitos autorais, direitos de imagem e com a propriedade intelectual. Por isso, nunca se esqueça de convocar o departamento jurídico para participar deste momento de criação. Pois já vi muita promoção genial sendo apagada às pressas, como um incêndio em um depósito de isopor, justamente por não ter dado a importância necessária aos limites jurídicos instituídos.

Ainda mais nesses tempos de You Tube, quando muitos departamentos de Comunicação Interna desenvolvem promoções que devem ser postadas na internet; e somente depois de toda a divulgação feita é que percebem que não fizeram um texto legal informando que não seria permitida a utilização de músicas, vídeos ou imagens de propriedade de outras pessoas. E que a empresa não se responsabiliza por eventuais manifestações, opiniões ou comentários publicados. Etc. Etc. Etc. Por isso, tenha sempre um advogado por perto quando o assunto é promoção.

No mais, para tudo sair de acordo com o planejado, solte a sua vontade de se comunicar com todos os funcionários de uma forma diferente. E nunca se esqueça da importância da palavra “todos” da frase anterior. Pois não há ação que mais agregue as pessoas como uma promoção, mas que também as faça dispersar entre si. E o mais interessante, movidas por um sentimento de raiva, de fúria ou sede de justiça nunca antes imaginado!

Por que basta uma ingênua desconfiança pairando no ar ou algum setor ou pessoa ser esquecida, ou propositalmente excluída de uma ação como essa, para que tudo (quando digo tudo, é tudo mesmo!) se volte contra você próprio.

Portanto, para uma promoção suculentamente de sucesso os ingredientes da receita são: cuidado, atenção, criatividade, delicadeza e o principal, honestidade transparente. 

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