Quando for desenvolver uma promoção internamente, pense.
Pense de novo; e pense mais uma vez. Pois qualquer palavra mal empregada,
qualquer premiação fora de contexto ou qualquer desenvolvimento (em etapas)
confuso pode lhe perseguir para o resto da vida, em forma de apelidos e
associações criativamente maldosas feitas por parte dos funcionários envolvidos.
Afinal, a promoção é uma ação bastante séria, mas que para ocorrer precisa de
uma boa dose de imaginação e descontração. E é, justamente, aí que mora o
perigo.
Nunca se deixe levar somente pela criação de uma promoção,
por mais que isso seja difícil, pois sempre é um barato criar e desenvolver o
seu conceito e esquema de funcionamento. Por isso, o foco de quem a está
executando nunca deve sair do objetivo final que, como já falei, sempre deve
estar intimamente ligado à motivação.
Outro cuidado importantíssimo é com os direitos autorais,
direitos de imagem e com a propriedade intelectual. Por isso, nunca se esqueça
de convocar o departamento jurídico para participar deste momento de criação.
Pois já vi muita promoção genial sendo apagada às pressas, como um incêndio em
um depósito de isopor, justamente por não ter dado a importância necessária aos
limites jurídicos instituídos.
Ainda mais nesses tempos de You Tube, quando muitos
departamentos de Comunicação Interna desenvolvem promoções que devem ser
postadas na internet; e somente depois de toda a divulgação feita é que
percebem que não fizeram um texto legal informando que não seria permitida a
utilização de músicas, vídeos ou imagens de propriedade de outras pessoas. E
que a empresa não se responsabiliza por eventuais manifestações, opiniões ou
comentários publicados. Etc. Etc. Etc. Por isso, tenha sempre um advogado por
perto quando o assunto é promoção.
No mais, para tudo sair de acordo com o planejado, solte a
sua vontade de se comunicar com todos os funcionários de uma forma diferente. E
nunca se esqueça da importância da palavra “todos” da frase anterior. Pois não
há ação que mais agregue as pessoas como uma promoção, mas que também as faça
dispersar entre si. E o mais interessante, movidas por um sentimento de raiva,
de fúria ou sede de justiça nunca antes imaginado!
Por que basta uma ingênua desconfiança pairando no ar ou algum
setor ou pessoa ser esquecida, ou propositalmente excluída de uma ação como
essa, para que tudo (quando digo tudo, é tudo mesmo!) se volte contra você
próprio.
Portanto, para uma promoção suculentamente de sucesso os
ingredientes da receita são: cuidado, atenção, criatividade, delicadeza e o
principal, honestidade transparente.
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