segunda-feira, 14 de maio de 2012

Tudo tem Seu tempo, ou o Tempo tem o Seu Tudo?

Com a licença de Caetano Veloso, quero reafirmar sua poesia Oração ao Tempo; que diz que o “tempo é o compositor de destinos e tambor de todos os ritmos”. Duas metáforas brilhantes que se encaixam, perfeitamente, como condição primária para o sucesso de qualquer ação ou iniciativa de Endomarketing.

O tambor é um dos primeiros veículos de Comunicação que apareceram nesse planeta, era ele que ampliava as informações entre as tribos. Com certeza vários tambores já ecoaram nesse mundo dizendo: Caçamos uma boa vaca das grandes, teremos festa, podem vir todos! Ou então, vai rolar uma pajelança essa noite para quem quer arrumar fêmea ou macho, é só chegar!
(Olha um jornal ali!)
Só que na verdade o ritmo é fruto do tempo, da junção entre silêncio e som, em espaços determinados. Logo, podemos dizer que quem possibilita toda comunicação é o tempo, ele que faz a diferenciação, a razão, o motivo, o entendimento e até o ruído, para que toda e qualquer informação chegue ou saia de nós.

O Endomarketing é feito de muitas coisas, mas essencialmente de tempo. Uma ação só possui valor e gera resultado se estiver no tempo certo: tempo de ser gerada, tempo de ser executada, tempo de ser recebida e tempo de respondida. Qualquer atraso ou adiantamento neste relógio nos dá de presente (do indicativo) o erro.
Deixar de implantar o setor de Endomarketing (agora!) é um grave equívoco. Esperar a certeza absoluta de uma informação para assim poder divulgá-la, pode até te dar segurança, mas também pode te dar trabalho quadriplicado: informar o correto, negar os boatos, renegar os boatos e reafirmar o correto. O tempo não abre janelas, ele é a janela.

Toda ação tem seu tempo para ser concebida, e virar realidade. Por isso não adianta começar a  desenvolver um evento de fim de ano no final de outubro. As chances de fracasso são imensas. Também não adianta fazer a revisão de sua revista correndo, pois a gráfica precisa começar a rodar hoje, pois com certesa diversos errus iram paçar.
Tudo na Comunicação tem seu tempo exato, afinal, ele é o compositor dos destinos. Ficou muito tempo sentado em sua mesa, mais de 40% de seu horário de trabalho, perdeu tempo. E terá muito mais dificuldades de alinhamento com seu público interno. Deu duas semanas a mais do que as necessárias para receber as inscrições daquela promoção, perdeu a dinâmica. Encerrou a reunião com meia-hora de antecedência, perdeu o interesse e a atenção dos participantes na próxima.

Por isso, em um setor de Endomarketing ou Comunicação interna, não esqueça que com o tempo não se negocia. Pois é ele que lhe possui, e nunca o contrário. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário