O tambor é um dos primeiros veículos de Comunicação que
apareceram nesse planeta, era ele que ampliava as informações entre as tribos.
Com certeza vários tambores já ecoaram nesse mundo dizendo: Caçamos uma boa vaca
das grandes, teremos festa, podem vir todos! Ou então, vai rolar uma pajelança
essa noite para quem quer arrumar fêmea ou macho, é só chegar!
Só que na verdade o ritmo é fruto do tempo, da junção entre
silêncio e som, em espaços determinados. Logo, podemos dizer que quem
possibilita toda comunicação é o tempo, ele que faz a diferenciação, a razão, o
motivo, o entendimento e até o ruído, para que toda e qualquer informação
chegue ou saia de nós.
O Endomarketing é feito de muitas coisas, mas essencialmente
de tempo. Uma ação só possui valor e gera resultado se estiver no tempo certo:
tempo de ser gerada, tempo de ser executada, tempo de ser recebida e tempo de
respondida. Qualquer atraso ou adiantamento neste relógio nos dá de presente (do
indicativo) o erro.
Deixar de implantar o setor de Endomarketing (agora!) é um
grave equívoco. Esperar a certeza absoluta de uma informação para assim poder
divulgá-la, pode até te dar segurança, mas também pode te dar trabalho quadriplicado:
informar o correto, negar os boatos, renegar os boatos e reafirmar o correto. O
tempo não abre janelas, ele é a janela.
Toda ação tem seu tempo para ser concebida, e virar
realidade. Por isso não adianta começar a
desenvolver um evento de fim de ano no final de outubro. As chances de
fracasso são imensas. Também não adianta fazer a revisão de sua revista
correndo, pois a gráfica precisa começar a rodar hoje, pois com certesa
diversos errus iram paçar.
Tudo na Comunicação tem seu tempo exato, afinal, ele é o
compositor dos destinos. Ficou muito tempo sentado em sua mesa, mais de 40% de
seu horário de trabalho, perdeu tempo. E terá muito mais dificuldades de
alinhamento com seu público interno. Deu duas semanas a mais do que as
necessárias para receber as inscrições daquela promoção, perdeu a dinâmica. Encerrou
a reunião com meia-hora de antecedência, perdeu o interesse e a atenção dos
participantes na próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário