Enquanto humanos, também criamos o engenheiro, a prostituta,
o açougueiro, a presidenta, o jornalista e o empresário. Todos com a capacidade
de criar, prédios, panelas, camisas, celulares, carros e informações. E é aí que
eu crio o ponto de conflito deste artigo, a criação de informações – uma das grandes
razões da implantação de um setor de Comunicação interna em uma organização.
Quando não conduzimos a comunicação da forma, que nos
parece, adequada, ela se cria por si só. Para deixar mais claro esta
proposição, posso comentar sobre uma empresa em que trabalhei rapidamente,
presente em alguns Estados do país, com um número bem considerável de
funcionários. Todos trabalhando com comunicação, de forma indireta, e sem a
condução de uma comunicação institucionalizada entre eles.
Resultado: a comunicação se fez de forma clandestina então.
Afinal, somos animais ávidos para trocar e criar experiências, e se isso passa
muito através da nossa capacidade de nos comunicar, ora, vamos inventar a nossa
comunicação! (é assim que agimos, sem nem mesmo perceber racionalmente esse
fato).
Pois bem, diante disso pude ter a oportunidade de ver a
maior rádio corredor de minha vida profissional. Coisa de dar inveja a qualquer
emissora de TV em rede do país. Um caos. Mentiras, sindicatos invasivos, ameaças
de demissões, diretorias traídas, benefícios nunca seriam oferecidos sempre em
pauta, descontos nunca realizados sempre em discussão, etc. etc. etc. Tudo em
abrangência nacional.
Por isso, senhores empresários deste país, estejam cientes
desta realidade. Somos animais criadores, inclusive vocês, que se sentam nas
cadeiras da diretoria. Então, se não quiserem que seus funcionários criem suas
próprias comunicações, com fontes, estilos e objetivos duvidosos e muitas vezes
extremamente prejudiciais ao seu negócio; crie você mesmo um setor de
Endomarketing. Este sim irá criar relacionamentos e comunicações pautadas pela
ética, pela verdade e, é claro, pelos seus objetivos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário