sexta-feira, 22 de junho de 2012

A rádio corredor anuncia: - Somos os criadores!

Nossa maior arma de defesa, enquanto humanos, é o cérebro e sua maravilhosa capacidade de criar. Criamos a roda, a fala, os números, as cadeiras, o dinheiro e os bytes. Somo incríveis mesmo! Somos capazes de criar tudo, desde o mais divino ao mais decadente, do céu ao inferno. E como não poderia deixar de ser, criamos o que não existe, ou seja, a mentira.
Enquanto humanos, também criamos o engenheiro, a prostituta, o açougueiro, a presidenta, o jornalista e o empresário. Todos com a capacidade de criar, prédios, panelas, camisas, celulares, carros e informações. E é aí que eu crio o ponto de conflito deste artigo, a criação de informações – uma das grandes razões da implantação de um setor de Comunicação interna em uma organização.

Quando não conduzimos a comunicação da forma, que nos parece, adequada, ela se cria por si só. Para deixar mais claro esta proposição, posso comentar sobre uma empresa em que trabalhei rapidamente, presente em alguns Estados do país, com um número bem considerável de funcionários. Todos trabalhando com comunicação, de forma indireta, e sem a condução de uma comunicação institucionalizada entre eles.

Resultado: a comunicação se fez de forma clandestina então. Afinal, somos animais ávidos para trocar e criar experiências, e se isso passa muito através da nossa capacidade de nos comunicar, ora, vamos inventar a nossa comunicação! (é assim que agimos, sem nem mesmo perceber racionalmente esse fato).

Pois bem, diante disso pude ter a oportunidade de ver a maior rádio corredor de minha vida profissional. Coisa de dar inveja a qualquer emissora de TV em rede do país. Um caos. Mentiras, sindicatos invasivos, ameaças de demissões, diretorias traídas, benefícios nunca seriam oferecidos sempre em pauta, descontos nunca realizados sempre em discussão, etc. etc. etc. Tudo em abrangência nacional.
 
Por isso, senhores empresários deste país, estejam cientes desta realidade. Somos animais criadores, inclusive vocês, que se sentam nas cadeiras da diretoria. Então, se não quiserem que seus funcionários criem suas próprias comunicações, com fontes, estilos e objetivos duvidosos e muitas vezes extremamente prejudiciais ao seu negócio; crie você mesmo um setor de Endomarketing. Este sim irá criar relacionamentos e comunicações pautadas pela ética, pela verdade e, é claro, pelos seus objetivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário