quarta-feira, 3 de outubro de 2012

O Poder da Percepção

Vivemos em um mundo de percepções. Afinal, definir o que é realidade e o que não é em nossas vidas é um trabalho para Freud nenhum botar defeito. Por isso, fica mais palpável seguir assim: o que percebemos é uma coisa; agora, o real já é outra coisa.
 
Partindo disso, podemos afirmar que uma pesquisa mede os níveis de percepção das pessoas, e não os aspectos reais do que está sendo pesquisado. Com isso, quero dizer que uma pesquisa sobre os benefícios ofertados em uma empresa não estará medindo os benefícios oferecidos, e sim, como as pessoas recebem e percebem esses benefícios.

Parece confuso, mas não é. Basta olhar para dentro de si. Basta ter um momento de percepção de si mesmo, e lembrar-se das vezes em que mudou de opinião sobre algo. Esse é um instante em que a percepção fala mais alto e deixa claro, na prática de sua vida, os rumos que pode tomar. E assim fazer você tomar um caminho radicalmente inverso ao planejado ou esperado. É o momento que a percepção mostra algo ainda não visto, e isso faz com que tudo se transforme, e aí vem a mudança de opinião. Essa é a força do perceber, uma força altamente mutante.

Para aguçar sua percepção: ouça. Quanto mais você estiver aberto a praticar este, tão difícil aspecto da comunicação, que é o ouvir, maior será seu poder para perceber as percepções dos outros. Mas, cuidado, por que se falando de Comunicação Interna existe um perigo latente nessa prática, o de se tornar refém da opinião de seu público interno.

Portanto, ouça a todos, sempre, mas nunca deixe de oferecer uma opinião. Mesmo que seja sem a devida reflexão sobre o assunto, mas não deixe espaço para que uma lacuna se abra, e a percepção seja a de insegurança. Pois se assim for, essa será a primeira e última vez que terá a oportunidade de ouvir este funcionário.

Na verdade, a percepção e o posicionamento de um profissional de Endomarketing pode ser comparado a um espelho. Que ajuda as pessoas a refletirem sobre si mesmas, suas dúvidas, suas raivas, suas injustiças, suas belas qualidades, suas possibilidades de melhorar, ou melhor, refletirem sobre suas percepções de tudo isto.

Só que em muitos dias o espelho não nos mostra o que queremos ver, muitas vezes ele não reflete a nosso favor, muitas vezes o que é mostrado não é o que deseja ser visto por ninguém. Mas, esta não deixa de ser também a função de um espelho. Ok?

Sendo assim, fique atento aos dois lados desse mesmo espelho, e a todos os aspectos que uma percepção pode oferecer. Esse é o trabalho de um profissional de Endomarketing que, muito mais do que alterar os níveis salariais, é modificar a percepção que as pessoas têm sobre seus próprios ganhos.

Desta forma, depois de tudo isso dito, só posso lhe perguntar mais uma coisa: qual a sua percepção sobre esse texto? Hein?

Nenhum comentário:

Postar um comentário