Partindo disso, podemos afirmar que uma pesquisa mede os
níveis de percepção das pessoas, e não os aspectos reais do que está sendo
pesquisado. Com isso, quero dizer que uma pesquisa sobre os benefícios
ofertados em uma empresa não estará medindo os benefícios oferecidos, e sim,
como as pessoas recebem e percebem esses benefícios.
Parece confuso, mas não é. Basta olhar para dentro de si.
Basta ter um momento de percepção de si mesmo, e lembrar-se das vezes em que
mudou de opinião sobre algo. Esse é um instante em que a percepção fala mais
alto e deixa claro, na prática de sua vida, os rumos que pode tomar. E assim
fazer você tomar um caminho radicalmente inverso ao planejado ou esperado. É o
momento que a percepção mostra algo ainda não visto, e isso faz com que tudo se
transforme, e aí vem a mudança de opinião. Essa é a força do perceber, uma
força altamente mutante.
Para aguçar sua percepção: ouça. Quanto mais você estiver
aberto a praticar este, tão difícil aspecto da comunicação, que é o ouvir,
maior será seu poder para perceber as percepções dos outros. Mas, cuidado, por
que se falando de Comunicação Interna existe um perigo latente nessa prática, o
de se tornar refém da opinião de seu público interno.
Portanto, ouça a todos, sempre, mas nunca deixe de oferecer
uma opinião. Mesmo que seja sem a devida reflexão sobre o assunto, mas não
deixe espaço para que uma lacuna se abra, e a percepção seja a de insegurança.
Pois se assim for, essa será a primeira e última vez que terá a oportunidade de
ouvir este funcionário.
Na verdade, a percepção e o posicionamento de um
profissional de Endomarketing pode ser comparado a um espelho. Que ajuda as
pessoas a refletirem sobre si mesmas, suas dúvidas, suas raivas, suas
injustiças, suas belas qualidades, suas possibilidades de melhorar, ou melhor, refletirem
sobre suas percepções de tudo isto.
Só que em muitos dias o espelho não nos mostra o que queremos
ver, muitas vezes ele não reflete a nosso favor, muitas vezes o que é mostrado
não é o que deseja ser visto por ninguém. Mas, esta não deixa de ser também a
função de um espelho. Ok?
Sendo assim, fique atento aos dois lados desse mesmo
espelho, e a todos os aspectos que uma percepção pode oferecer. Esse é o
trabalho de um profissional de Endomarketing que, muito mais do que alterar os
níveis salariais, é modificar a percepção que as pessoas têm sobre seus próprios
ganhos.
Desta forma, depois de tudo isso dito, só posso lhe perguntar
mais uma coisa: qual a sua percepção sobre esse texto? Hein?
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