quinta-feira, 18 de outubro de 2012

O Tempo da Percepção

Para falarmos um pouco mais sobre o tempo, cito uma frase que ficou em minha cabeça, após uma palestra que participei sobre Reputação, na ESPM: “A população mundial muda mais rápido do que consegue acreditar.”

Acredita nisso? E agora?

Agora é viver dentro dessa realidade. Adaptando a criação de seus filhos, o cuidado com seu cachorro, as compras de alimentos, as compras supérfluas, as compras desnecessárias, as compras que não servem pra nada, sua rotina de trabalho, sua relação sentimental e tudo o mais a essa nova forma de viver e, principalmente, perceber a vida. Ou melhor, de desperceber a vida e tudo o que nela há.

Mas até aí tudo bem, se essa nova forma de vida não desequilibrasse e colocasse abaixo tudo o que acreditamos como sendo vida. Pois o fato não é somente a estranheza que a velocidade das coisas nos causa, e sim, a incapacidade de acreditar que esse tipo de velocidade possa existir. Desta forma, deixamos de acreditar na nossa própria capacidade de acreditar. Pois quando você vai parar para deliberar sobre algo, já foi, já passou. Esqueça. Próximo da fila!

E no cotidiano corporativo, como o Endomarketing poderá nos ajudar?

Bem, com certeza não poderá ser através de nada que ocupe tempo, então até a sentença que dará essa solução deverá ser breve: foco. Nada mais do que isso.

Sem foco no que deseja realizar, esqueça. Sem foco no que espera alcançar, abandone-se. Sem foco nas etapas, atrapalhe-se. Simples assim, como nunca foi. E acho que caminhamos justamente para isso, para uma simplicidade descomunal, algo que nunca tivemos em nossas vidas complexas, cheias de manuais, processos e procedimentos. A partir de agora é tenha foco ou não tenha nada, e ponto fin...

Trabalhe seu Endomarketing em camadas, em etapas, pois se não for dessa forma, se houver várias ações ocorrendo ao mesmo tempo, vários canais de comunicação interna despejando informações, eventos motivacionais ou comemorativos agendados, tudo acontecendo ao mesmo tempo, prepare-se para pequenas participações e pouquíssimas absorções de mensagens. Feedbacks, mídias reversas, então, esqueça!

E o que justifica na prática a própria frase no início do texto é que, há algum tempo ter um setor colocando ações pelo ladrão e botando seu público-alvo para pensar e dar respostas seria algo positivo, atuante. Atualmente, é desgastante, inócuo, preocupante. Por isso, vá devagar. Mesmo que esse pedido esteja totalmente na contramão do mundo, vá devagar. Só assim você conseguirá ter tempo para poder perceber o que seu público está percebendo. Entende? 

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