sábado, 20 de abril de 2013

Implantação do setor

A vida é cheia de dúvidas, a vida é feita de vários E se...

Acho que é o tal do livre arbítrio, aquela ideia fundadora da dúvida da própria ideia, que nas horas mais difíceis se instituí e te coloca na frente de dois caminhos, ou três, ou mais. E se... eu parasse por aqui mesmo? Não tem mais texto, não tem mais nada, acabou. Vou ser chef de cozinha ou técnico de som ou bombeiro. Mas, e se...

Viver é estar continuamente se sofisticando, se aprimorando, evoluindo. E como essa idéia foi nossa mesmo, tudo segue este fluxo. A empresa evoluí, o produto evoluí, o cliente evoluí, o mercado evoluí e, é claro, o funcionário também.
E o mais interessante disso é que o proprietário sempre é também cliente de outra empresa, e exige bom atendimento. Que só existirá se os funcionários desta empresa estiverem engajados. Que só existirá se a empresa der a atenção necessária a estes funcionários. Logo, todos exigem Comunicação interna  e Endomarketing, desde o empresário, passando pelo cliente e chegando até ao funcionário. O mercado atual exige Endomarketing.

E nesse caso não existe E se...

O momento é esse, e quem não der atenção para o humano, para as necessidades, desejos e vontades das pessoas, sejam essas pessoas clientes ou funcionários, ficará fora do jogo.

Por isso, se em relação a esse assunto você ainda está na época do E se... pare tudo! Esqueça a quantidade e volte-se para a qualidade de um programa de Endomarketing. Não espere o tempo em que tudo estará pronto e correto para implantar as ações de Comunicação Interna, por que isso é um contra-senso. E se a verba não é a ideal, talvez nunca seja. Se o número de campanhas, ações ou canais de comunicação interna não é o que você planejou, talvez nunca chegue lá.

Pensando nisso, queria acender dois faróis para os navios que passam navegando por aqui:
O Endomarketing busca atingir a percepção das pessoas, e percepção é algo estritamente particular em cada um. Logo, a quantidade, o tamanho não é determinante, e sim, a qualidade do que é feito.

A velocidade das coisas, das pessoas, dos pensamentos, das certezas, atualmente, é tão absurda que não temos mais tempo de identificar o momento ideal, pois quando ele chega, já passou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário