Acho que é o tal do livre arbítrio, aquela ideia fundadora
da dúvida da própria ideia, que nas horas mais difíceis se instituí e te coloca
na frente de dois caminhos, ou três, ou mais. E se... eu parasse por aqui
mesmo? Não tem mais texto, não tem mais nada, acabou. Vou ser chef de cozinha
ou técnico de som ou bombeiro. Mas, e se...
Viver é estar continuamente se sofisticando, se aprimorando,
evoluindo. E como essa idéia foi nossa mesmo, tudo segue este fluxo. A empresa
evoluí, o produto evoluí, o cliente evoluí, o mercado evoluí e, é claro, o
funcionário também.
E o mais interessante disso é que o proprietário sempre é
também cliente de outra empresa, e exige bom atendimento. Que só existirá se os
funcionários desta empresa estiverem engajados. Que só existirá se a empresa
der a atenção necessária a estes funcionários. Logo, todos exigem Comunicação interna e Endomarketing, desde o empresário, passando pelo cliente e chegando até ao
funcionário. O mercado atual exige Endomarketing.
E nesse caso não existe E se...
O momento é esse, e quem não der atenção para o humano, para
as necessidades, desejos e vontades das pessoas, sejam essas pessoas clientes
ou funcionários, ficará fora do jogo.
Por isso, se em relação a esse assunto você ainda está na
época do E se... pare tudo! Esqueça a quantidade e volte-se para a qualidade de
um programa de Endomarketing. Não espere o tempo em que tudo estará pronto e
correto para implantar as ações de Comunicação Interna, por que isso é um
contra-senso. E se a verba não é a ideal, talvez nunca seja. Se o número de
campanhas, ações ou canais de comunicação interna não é o que você planejou,
talvez nunca chegue lá.
Pensando nisso, queria acender dois faróis para os navios
que passam navegando por aqui:
O Endomarketing busca atingir a percepção das pessoas, e
percepção é algo estritamente particular em cada um. Logo, a quantidade, o
tamanho não é determinante, e sim, a qualidade do que é feito.
A velocidade das coisas, das pessoas, dos pensamentos, das
certezas, atualmente, é tão absurda que não temos mais tempo de identificar o
momento ideal, pois quando ele chega, já passou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário