Partindo da origem que o Endomarketing é um processo
gerencial, e que está ligado à organização interna do trabalho, dos
procedimentos e dos colaboradores; e como tudo o que acontece dentro da empresa
se reflete para fora, o inverso dessa questão também é verdadeira.
E é diante dessa constatação que quero falar, pois o que
podemos observar no cenário social de país neste momento é de grande valia para
qualquer instituição que souber trabalhar tudo isso para dentro da empresa.
O momento social é de questionamento. As ruas ainda
protestam em busca de explicações e toda a sociedade se impacta com esse
movimento, o tornando participativo, comum, integrado.
Logo, posso afirmar como profissional de endomarketing, que
se a empresa usar os argumentos certos com seus colaboradores, neste momento,
pode conseguir uma adesão (contribuição, participação) poucas vezes observada.
Este é o instante ideal para inauguração de canais de comunicação interna, de
estimular o sentimento de pertencimento interno, de conseguir alinhar o público
à cultura organizacional e, principalmente, de se conseguir respostas e
informações valiosas dos colaboradores sobre qualquer assunto que interesse a
empresa.
Com este mesmo argumento, posso enfatizar que não consigo
imaginar um momento mais propício para uma empresa iniciar o seu processo de
endomarketing como este que estamos vivendo.
Como pode observar, além de meios de comunicação, partidos
políticos e obras de dramaturgia; algumas empresas e marcas já perceberam a
oportunidade (positiva em todos os aspectos) e estão desenvolvendo anúncios
voltados para o momento social que estamos, entre elas a Coca-Cola, Spoleto,
Accor Hotéis, Domino’s Pizza e a Grow Brinquedos. Também posso citar diversas
lojas que liberaram suas redes wi-fi e outras que realizaram promoções
envolvendo o valor de R$0,20. Bem, essas são ações feitas até o momento, o que vem por aí, não sei.
Esses fatos só vêm colaborar com minhas afirmações, então...
vamos trabalhar para que nosso trabalho tenha uma razão de ser, para nós e para
a sociedade. E se precisamos do Endomarketing para isso, que venha agora!
Nenhum comentário:
Postar um comentário