quinta-feira, 21 de novembro de 2013

A Imperfeição Corporativa e Genética

Em nossa constante busca pela perfeição, se imagine nascendo daqui a mil anos. Com certeza você será gerado por um geneticista, pode esquecer papai e mamãe. Porém, terá o físico perfeito, seus genes estarão todos em harmonia exemplar para que nunca um vírus se aposse de seu organismo, que será um misto de substâncias orgânicas e plásticas. E o mais legal de tudo isso é que se você acha que tudo não passa de uma viagem minha, está enganado.
  
Nos últimos 10 anos, na busca pelo humano infalível, cientistas conseguiram realizar verdadeiros milagres em seus superincríveis laboratórios que desafiam a própria compreensão humana. Quer alguns exemplos? Pois bem, vamos lá.

Em 2001, uma equipe de investigadores do Instituto de Medicina e Ciência Reprodutiva de Nova Jersey, nos EUA, criaram o primeiro ser geneticamente manipulado, quando pegaram parte do óvulo de uma mulher e o anexaram à parte do óvulo de uma mulher infértil, colocando no mundo a primeira pessoa com duas mães e um pai biológicos.
Mas será que em algum momento surgirá uma mutação que nos permita viver muito mais tempo que o normal? Pois bem, ela já existe. Não em um ser humano, mas em um verme chamado C. elegans, que em algumas de suas espécies mutantes pode ser observado um programa genético que permite que suas células possam viver muito mais tempo e resistir melhor ao estresse. Um bom passo para o tão esperado Elixir da Eterna Juventude.


Agora, em pleno 2012, é bem interessante até tentarmos ser perfeitos, mas com a certeza de que, enquanto humanos, nunca seremos. E ainda bem! Pois o momento em que alcançarmos esta perfeição toda de laboratório, isto vai querer dizer que somos todos iguais. Os mesmo desejos, as mesmas atitudes, as mesmas crenças, os mesmos medos, enfim, a mesma perfeição. Enfim, seremos todos 100%.

Mas para assuntos corporativos, que envolvem pessoas humanas, pelo menos até agora o 100% não existe. Pois somos formados de diferenças cognitivas, o que eu compreendo é fruto de minha história de vida, que nunca poderá ser parecida com a de outra pessoa; como também é resultado da percepção singular que terei do fato.

Desta maneira, nunca espere 100% de resultado em nada que envolva Endomarketing ou Comunicação interna.



Muitos gestores de fora da área entendem um objetivo de Endomarketing como algo exato; porém, exata é somente a verba destinada, a definição deste objetivo e seu prazo de planejamento e execução, e olhe lá! Pois neste e em todos os outros casos, o resultado obtido nunca será perfeitamente acabado. E quando falo isso quero me referir à exatidão dos 100%, da totalidade.

Por mais que se queira informar e se dê todas as facilidades para isso, sempre existirá quem não quer ser informado, além do fato de que todos os interessados perceberão de forma diversa a mesma informação. Desta forma, os resultados nunca abrangerão a todos, nunca. Você pode dar para cada funcionário uma passagem para Paris, e alguém vai dizer que não quer, por que lá tem muito francês...

Por tanto, saiba lidar com as diferenças. Um profissional de Endomarketing não tem o direito de ter preconceitos (necessita de uma luta constante para exterminá-los), não pode desprezar as minorias, não pode valorizar as maiorias e não pode acreditar nunca que um resultado em porcentagens se encerra em si mesmo. É preciso muita análise com os resultados, pois um 20% de aceitação pode não estar querendo traduzir 80% de rejeição, muitas vezes, a realidade está bem longe disso.

Então, profissionais de Comunicação interna e Endomarketing, não se frustrem com os resultados distantes do que você projetou, talvez esta seja a resposta procurada e que vai fazer a diferença em seus objetivos lá na frente (aguce sua percepção). E nunca busque os 100% de perfeição, afinal, você ainda não trabalha num laboratório em meio a cobaias.


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